A comissão é um benefício monetário relacionado às porcentagens das vendas realizadas em um período de tempo pré-determinado. Ou seja, não faz parte do salário e nem é um custo fixo, mas sim um tipo de remuneração variável. Para controlar esse pagamento será utilizado um gerenciador de comissões.

  • A forma mais utilizada de pagamento de comissões é salário base + comissão. Desta forma o funcionário recebe um salário base, que será o mínimo que ele receberá, mais o percentual pré-definido por vendas ou serviços realizados.
  • A comissão de vendas é uma forma popular de incentivar sua equipe a vender mais e recompensá-los pelo seu desempenho. No entanto, gerenciar as comissões pode ser um desafio, especialmente para empresas com grande número de comissionados.
  • Outro ponto positivo de utilizar um gerenciador que fornece controle de comissão, é reduzir a complexidade do processo de pagamento de comissões, permitindo que os consultores tenham acesso a relatórios, com valores recebidos e que ainda tem a receber, com o intento de aumentar a transparência e a confiança entre a equipe de vendas e a gerência.
  • Para facilitar esse controle indicamos que utilize um gerenciador de vendas que possua controle de comissões, e que também forneça relatórios detalhados sobre o desempenho de vendas e comissões, para que o empresário tome decisões informadas sobre sua equipe de vendas e sua estratégia de comissões, permitindo incluir informações sobre quais produtos ou serviços estão em alta demanda, ou quais consultores possuem melhor desempenho, bem como quais áreas precisam de melhoria.

Em resumo, um sistema de gerenciamento de comissões pode ser uma ferramenta valiosa para empresas que oferecem comissões de vendas como incentivo. Ele facilita o processo de controle de comissões, garante precisão nos cálculos e fornece visibilidade em tempo real dos resultados de vendas, além de fornecer relatórios detalhados, imprescindíveis à sua gestão empresarial.