Listamos algumas dicas que podem identificar falhas e melhorar seu negócio:


• Use tecnologia: Utilize um gerenciador de estoque para automatizar o processo, isso permite o acesso em tempo real às informações necessárias que facilitará a tomada de decisões e ajustes imediatos.

• Faça inventários regulares: Assim é possível garantir que as informações de estoque estejam precisas. Também ajudará a identificar itens que estejam em excesso ou em falta, permitindo a reposição de produtos conforme à necessidade.

• Utilize o “primeiro a expirar, primeiro a sair” (FIFO): Organize o estoque de acordo com a data de validade para garantir que os itens mais antigos sejam utilizados primeiramente evitando perdas com produtos fora do prazo de validade.

• Estabeleça limites de estoque: Defina a quantidade máxima de cada produto, monitore esses limites para garantir que não haja excesso de estoque.

• Analise seus dados: Utilize as informações coletadas pelo seu gerenciador de estoque e pelos inventários regulares para identificar tendências e padrões. Isso permitirá tomar decisões precisas, sobre compras futuras a fim de melhorar a eficiência do estoque.

• Reduza o tempo de entrega: Ao estabelecer relações com fornecedores confiáveis e próximos, reduzirá o risco de interrupções no fornecimento, garantindo a aplicabilidade do estoque.

• Ofereça promoções para itens de estoque antigo: Se você tem itens de estoque antigo, ofereça promoções para incentivar as pessoas a comprá-los. Isso ajuda a liberar espaço para itens mais recentes, além de aumentar o seu caixa, permitindo a entrada de produtos que possua maior tendência de venda.

• Sempre realize a saída de produtos vendidos: Utilize um sistema de vendas para controlar as vendas realizadas, isso ajustará seu estoque automaticamente, dessa maneira evitará, que uma venda seja realizada sem o produto no estoque, dificultando cancelamentos e transtornos ao cliente e a sua empresa.

Seguindo essas dicas, é possível manter seu estoque em dia, reduzindo custos com um controle de estoque automatizado e eficiente, é possível garantir que a empresa esteja sempre abastecida com os itens certos, sem desperdícios ou excessos.